No dia 16 de dezembro de 2024 realizou-se a quarta reunião semestral do Pacto da Bioeconomia Azul, onde foi efetuado o ponto de situação da evolução dos projetos.
O Pacto da Bioeconomia Azul constitui uma das agendas mobilizadoras para a Inovação Empresarial, previstas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Trata-se de um consórcio de 83 entidades nacionais: 53 são empresas de várias dimensões e sectores de atividade(desde grandes conglomerados multinacionais a PMEs e start-ups) e 30 são ENESII - Entidades não Empresariais do Sistema de I&I.
O Pacto da Bioeconomia Azul tem como objetivo principal impulsionar o desenvolvimento de um novo sector económico industrial de ponta em Portugal, assente na aplicação sustentável de biorecursos marinhos em múltiplas indústrias.
Os seus vários projetos contribuirão para descarbonizar a economia portuguesa através da bioeconomia azul: originando crescimento económico, criação de postos de trabalho e redução de emissões de carbono no país. Resumidamente, este Consórcio encontra no mar a solução para a escassez global de recursos naturais terrestres.